Veja algumas acrobacias disponibilizadas pelo nosso parceiro ACAMG.
FACA
Com
o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos
opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs:Alguns
modelos, necessitam de todo o comando de leme.
Faça um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor. Comece a cabrar lentamente até o aeromodelo transcrever um meio círculo e o ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor ou menos) mas continue cabrando até o aeromodelo terminar de traçar o círculo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi iniciado.
LOOPING DE DORSO
Este
looping requer somente mais experiência com vôos de dorso e uma boa
velocidade. Comece picando o aeromodelo até ele transcrever meio
círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até o aeromodelo
completar o looping. Obs: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de
dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine
um looping na altura em que foi começado, a manobra fica muito mais
bonita.
LOOPING DE FACA
Coloque
o modelo em marcha média, com o leme todo defletido. Acelere tudo
segurando todo o comando de leme. Esta é uma manobra executada por
poucos aviões, e para tal, é necessário um motor muito forte, pois o
motor vai ter que segurar o modelo, "abaixar" a cauda, e fazer subir
praticamente sem embalo, ou seja, o modelo dever ter uma relação
peso/potência excelente.
Oito
Cubano Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao
dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você
terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.
Nivele o aeromodelo e faça um passagem sobre a pista, cabre um pouco e puxe o comando de aileron para o lado desejado.
É
feito basicamente aplicando o aileron e parando em quatro pontos de 90º
cada (posição de faca, dorso, posição de faca e nivelado).
HAMMERHEAD
Inicie
a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo ficar na
vertical. Quando o modelo chegar no limite de subida, puxe todo o leme
para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron
levemente aplicado ao lado oposto do leme.
LOWCEVAK
Em
uma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na
vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, puxe todo o aileron
para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o
aileron), puxe todo leme para a esquerda e pique tudo, ao mesmo tempo.
Na saída, não reduza a potência, pois seu aeromodelo pode estolar de asa
na manobra.
SNAP POSITIVO
Coloque
o modelo na vertical, quando ele for estolar, simuntaneamente, cabre
tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (os 2 para o mesmo
lado) e deixe virar. Obs:Esta manobra exige um forte esforço da
estrutura e asa do aeromodelo, mas é uma das mais belas.
SNAP NEGATIVO
Com
o modelo nivelado em plena potência, "cruze" os comandos de leme e
aileron na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a
esquerda).
CURVA INVERTIDA
Coloque o modelo de faca e pique para o avião fazer a curva invertida.
CURVA EM ROLL
Inicie
a manobra com um roll, pique e cabre conforme a posição do modelo para
que ele possa fazer a curva. Para fazer a manobra com mais precisão,
ajude com o leme.
AVALANCHE
Comece como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, puxe todo o comando de aileron e leme para o lado desejado.
PARAFUSO
Inicie
a manobra como em um hamerhead, mas desta vez, puxe o comando do leme e
quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o
motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e
dê motor. Obs: Note que quase todos os modelos podem entrar em
parafusos, mas não são todos que conseguem sair deles, e acabam por vir
ao chão. Esta maneira que lhe ensinamos de fazer um parafuso é uma das
mais seguras.
PARAFUSO CHATO DE DORSO
A
maneira mais fácil de fazê-la é provocar um stall de dorso a uma grande
altitude, dar leme pra direita, aileron pra esquerda, profundor tudo
picado e um pouco de potência. Para sair, cabre tudo, dê toda a
potência, leme pra esquerda e aileron pra direita. Obs: Poucos aviões
conseguem executar esta manobra.
HOOVERING
Consiste
em parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma passagem a
baixa altura com toda a potência, cabre até o modelo chegar na
vertical, quando o modelo parar, segure no leme e profundor. Obs:
Necessita um aeromodelo de acrobacia equipado com um motor de grande
potência, para que a manobra seja executada com perfeição.
TORQUE-ROLL
(Manobra
que Quique Somenzini executa com grande precisão) Inicie uma puxada com
plena potência até o modelo chegar na vetical, depois disso, puxe todo
comando de aileron para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito
isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a
girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré,
comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.
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