Conhecendo Mais (Nautimodelismo)

Ai galera hoje quem vai postar um pouco do conhecendo mais é o Moisés.

Neste post o assunto é Nautimodelismo




O nautimodelismo ou modelismo naval é praticado pelos quatro cantos dos mundo.

Conhecido desde a época dos antigos egípcios, o nautimodelismo, foi largamente utilizado na idade média, com o objetivo de se conseguir aprovações junto aos reis e senhores feudais para a construção de embarcações que participariam dos descobrimentos de novas terras, rotas comerciais e ainda de guerras e defesa avançada da costa.

Existem diversas modalidades de nautimodelismo, brevemente descritas, a seguir:
Modelo dinâmico: São modelos do tipo rádio controlado cujos casco podem ser construídos em madeira, plástico ou fibra de vidro. O sistema de propulsão pode ser elétrico, a explosão, a vapor e a vela. Na modalidade de modelismo dinâmico, existem diversas provas com o objetivo de testar a navegabilidade do modelo e a destreza de quem o está pilotando. As principais provas são: reboque, atracação e manobras, velocidade e percurso em menor tempo..
Modalidade estática: É a mais antiga e tradicional forma de expressão do modelismo naval. É caracterizada pela construção de modelos sólidos (em madeira, osso, plástico ou metais) do tipo usualmente encontrado em museus. A denominação estática decorre do fato desses modelos ficarem parados, em cima de mesas ou pedestais, protegidos por redomas de vidro, daí também serem conhecidos por "modelos de vitrine".
Veleiros de competição: São modelos a vela, destinados a tomas parte em regatas específicas de cada classe. As classes dos veleiros de competição são definidas de acordo com o comprimento do casco e a área vélica do modelo. No Brasil, a classe "M" é a mais conhecida e difundida.
Lanchas de velocidade: São nautimodelos geralmente dotados de motores à explosão e que desenvolvem velocidades bastante elevadas.
Modelos em escala: São modelos em escala reduzida, cópia fiel de embarcações verdadeiras. Quando dotados de motores elétricos ou à vapor e de rádio controle, esse tipo de modelo pode executar as mais complexas manobras também realizadas pelas embarcações verdadeiras.
Material de construção: no Brasil, a maioria dos modelos em escala, existentes, foram construídos pelos próprios modelistas, que utilizaram madeira (mogno, pau-rosa, cedro ou balsa). Recentemente, porém, tem-se verificado a tendência de construção de modelos em fibra de vidro, ABS ou PVC (sobretudo o casco). O tempo de construção de um modelo gira em torno de quatro meses podendo chegar a anos, tudo dependendo da habilidade e da disponibilidade de horas de folga do modelista.
Adquirindo seu modelo: Existem três maneiras distintas de você se tornar-se um nautimodelista:
  • Comprando um modelo já pronto;
  • Comprando um "KIT" para montar;
  • Construindo, você mesmo, o seu próprio modelo, a partir de planos de construção detalhados.




Compartilhe : :

0 comentários:

 

M & R Hobbies Site by: Moises Alves. Contato: moisesalves1@gmail.com