Boa tarde, meu nome é Rafael Pereira irei esta postando agora algumas parte do nautimodelo que são indispensável !!
Casco
É a parte mais óbvia da embarcação, aquela que mais aparece e que fica em contato direto com água e que sustenta a mastreação, no caso dos veleiros, o motor, o sistema de propulsão e direção.
De acordo com o desenho de seu casco, os barcos de r/c podem ser classificados em 2 tipos principais:
Monos: são todos aqueles cascos cuja superfície inferior apresenta uma única e contínua superfície molhada quando navegando. O casco é formado por uma peça única, larga na parte superior e afilando na parte inferior. Visto de frente, o casco tem o formato de um V. É o formato mais comum das lanchas de passeio de tamanho real. Por conta de seu espaço interno, facilita a instalação de qualquer tipo de motor.
Hidroplanos: todos os outros tipos de casco são genéricamente chamados de hidroplanos. São cascos dotados de flutuadores, e se apóiam na água em 3 ou mais superfícies não contínuas.
Motor
a. Veleiros: Como parece óbvio, o vento é o motor desta embarcação. Surpreendentemente, este tipo de barco alcança velocidades que para o leigo pareceriam impossíveis. Mais surpreendente ainda, navega contra o vento, parecendo contrariar as leis da natureza. Se você procura um barco que lhe proporcione horas de lazer, com mínima despeza de manutenção e zero estresse na condução do mesmo, talvez esse seja seu tipo de barco. Evidentemente, estamos falando de pilotagem para divertimento, você e mais alguns amigos, à beira dágua, sem nenhum compromisso de bater recordes, sem a preocupação de ter o barco mais leve, mais competitivo e, certamente, o mais caro. No exterior, um barco totalmente preparado para competir, em fibra de carbono e com 3 jogos de velas (um para cada tipo de vento) chega a custar, facilmente, mais de US$ 3.000,00. Se você agregar os custos de transporte até o Brasil (que tal as taxas de alfândega?) e mais as peças de reposição necessárias para mantê-lo competitivo, a brincadeira chega fácil a US$ 5.000,00.
b. Elétricos: Barcos elétricos, sem dúvida, apresentam algumas vantagens: não têm problemas para fazer o motor funcionar, são menores, manutenção mais simples e os de competição alcançam velocidades bastante altas. Entretanto, em nossa opinião, suas desvantagens superaram as vantagens: classe a classe são sempre mais lentos que os comparáveis com motores glow ou gasolina, a duração das baterias limita a alguns minutos (poucos) o seu divertimento antes de parar e trocar baterias e, além disso, falta a eles o ruído característico de um motor de verdade, que é metade da emoção de pilotar um barco R/C.
c. Motor glow: Embora seja essa a maneira mais correta de se referir a esses motores derivados daqueles de aeromodelo, é muito comum chamá-los de motores nitro. Na verdade esses motores funcionam com uma mistura de álcool metílico, óleo de rícino (castor oil), óleo sintético e nitrometano. São barcos muito velozes, cujos motores importados são, algumas vezes (raramente), encontrados em loja de hobby no Brasil. Dividem-se em 2 grupos, de acordo com a colocação do motor: outboard, em que o motor, a exemplo dos motores de popa dos barcos em tamanho natural fica pendurado na popa do barco e aqueles em que o motor é preso no interior do casco e a potência é transmitida ao hélice por um eixo. Os motores outboard são usados em um tipo especial de casco, chamado túnel . Em velocidade, apenas o hélice e o último terço do casco tocam na água. Por causa do desenho especial, a velocidade cria uma corrente de ar por baixo do casco, levantando-o da água, diminuindo o arrasto e permitindo velocidades elevadas. Entretanto, este tipo de barco exige água muito lisa, pois apresenta forte tendência de capotar para trás se enfrenta turbulência.
d. Motor à gasolina: É a nossa preferência, quando se trata de motorização. Tanto aqui quanto no exterior são usados 2 tipos de motores:
Escapamento
O sistema de escapamento mais eficiente compõe-se de um coletor especialmente desenhado para o motor e de uma pipa (tuned pipe) cujas dimensões levam em conta uma série de variáveis, tais como: cilindrada, rotação, duração do escape e das janelas de transferências, velocidade do som na pipa, etc., compondo uma equação complexa que resulta em um desenho de pipa que melhora extremamente a performance do motor. A água de refrigeração do motor, após sair da camisa dágua, pode ser expulsa de 2 formas: pela lateral do barco, por uma conexão própria, ou através do sistema de escapamento, sendo injetada no coletor de escapamento e expulsa pela pipa.
Hélices
A escolha de um hélice deve levar em conta as seguintes variáveis:
a. diâmetro: (diameter) tamanho do mesmo;
b. pitch: inclinação das pás do hélice, que determina a quantidade teórica de movimento para a frente que o hélice faz a cada rotação completa do eixo;
c. número de pás: normalmente 2 ou 3 em nautimodelismo, embora existam hélices especiais para submarinos R/C que se utilizam de mais de 5 pás.
d. diâmetro do eixo: (shaft diameter) os mais usados são 3/16
Ademais, deve ser levado em consideração se o hélice será usado na superfície - situação em que metade do hélice está mergulhado na água e a outra metade esta fora, ou inteiramente submersa.
O primeiro tipo - superfície - proporciona maior desempenho e por este motivo é usado nos barcos em que a performance é a primeira exigência. A variedade de tipos, tamanhos, dimensões e materiais dos hélices disponíveis comercialmente (nos EUA) faz com que suas opções sejam limitadas apenas por seu bolso ou facilidade de acesso às fontes no exterior.
Para ter um barco completo na água, os seguintes itens são essenciais: Veleiro
a. casco
b. bolina com peso de chumbo
c. máquina de vela
d. mastro
e. ferragens de suporte para o mastro
f. cabos de aço de sustentação do mastro
g. leme e tirantes de movimentação
h. velas e seus pertences
i. rádio completo de 2 canais (transmissor, receptor e servos) e carregador e baterias
Motor Glow
a. casco
b. motor e suportes para fixação ao casco
c. sistema de transmissão de potência
d. hélice
e. leme e tirantes de movimentação
f. rádio completo de 2 canais (transmissor, receptor e servos) e carregador de baterias
g. combustível
h. starter elétrico e bateria portátil
Motor a Gasolina
a. casco
b. motor e suportes para fixação ao casco
c. sistema de transmissão de potência
d. hélice
e. leme e tirantes de movimentação
f. rádio completo de 2 canais (transmissor, receptor e servos) e carregador de baterias
g. combustível
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