Dicionário de Aeromdelismo

Confesso que eu atualmente tenho muita dificuldade em entender alguns termos usados pelos fanáticos por aeromodelismo e mesmo de aviação. Então estou montando esse artigo também para me ajudar e se você souber de algumas outras palavras que tenha dúvida ou saiba o significado, comente para irmos deixando cada vez mais completo.
Ailerons: Comandos nas asas que agem inversos, ou seja, quando o lado da asa esquerda está para cima, o da direita está para baixo, fazendo com que o avião role (nesse caso para esquerda) em seu próprio corpo.
Asa Alta: Classifica os modelos que tem a caracteristica de ter a asa principal acima da fuselagem de aeromodelo.
Asa Assimétrica: Esse tipo de asa é caracterizada pelo perfil da asa, se a asa fosse dividida ao meio, olhando lateralmente e o perfil de cima fosse diferente do de baixo essa seria uma asa assimétrica. Essas asas normalmente possuem arredondamento em cima e nenhum arredondamento ou quase nenhum em baixo, proporcionando mais sustentação ao modelo, ou seja ideal para modelos lentos.
Asa Baixa: Classifica os modelos que tema caracteristica de ter a asa principal abaixo da fuselagem do aeromodelo.
Asa Média: Há pessoas que não classificam, as asas médias para eles são asas baixas, mas nesse caso segue o mesmo padrão é quando as asas estão no meio da fuselagem.
Asa Simétrica: É o contrário da Asa Assimétrica, serve para modelos com menos sustentação, capazes de fazer manobras e com mais velocidade.
Bequilha: Este é o aparato que completa o trem de pouso, ou seja, ele serve somente para enquanto o modelo estiver no chão, ele dará a direção que o seu aeromodelo taxiará. Fora casos extremamente diferentes, são 3 os trens de pouso. 2 sempre um do lado do outro 1 na frente ou atrás desses, esse 1 é a bequilha.
Bordo de Ataque: É a parte inicial da asa que fica na frente, arredondada normalmente para ganhar em aerodinamica.
Cabrar:  É o comando inverso de picar, ou seja quando o profundor faz o bico do avião ir para cima.
Leme: Funciona assim como nos navios é a parte traseira móvel e faz a cauda do avião mover-se lateralmente, mudando-o de direção.
Lenhar: É quando o aeromodelo pousa de uma forma que você não quer, ou seja, ele quebra!
Picar: É quando você comanda a cauda do avião (profundor) de forma que faça o bico do avião ir para baixo.
Profundor: Normalmente fica próximo ao leme, há excessões e tipo diferentes, mas é a parte móvel que faz o avião se movimenta verticalmente, fazendo a cauda do avião ir para baixo ou para cima, é com ele que você cabra ou pica o avião.
Trimar: Essa é uma atividade que deve-se fazer toda vez antes de voar, é quando você através do transmissor (rádio) alinha todos esse comandos que comentamos antes (profundor, leme, aileron).
Compartilhe : :

0 comentários:

 

M & R Hobbies Site by: Moises Alves. Contato: moisesalves1@gmail.com