Como funciona uma Turbina




01. Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: Ventoinha, Compressor, Combustor, e Turbina.

02. Uma enorme ventoinha instalada na parte da frente, gira em alta velocidade para coletar o ar.

03. Toda esse quantidade de ar sugada é direcionada para o compressor.

04. O compressor é composto por vários rotores que giram em alta velocidade em torno dos estatores.

05. No processo de compressão, o volume do ar é diminuido em até 30 vezes.

06. O ar comprimido, é forçado a entrar no combustor.

07. Neste estágio o ar é misturado com o combustível (que vem de um reservatório) e aquecido a 2000°C

08. O gás altamente comprimido é direcionado para a turbina, onde ele será descomprimido, revertendo o trabalho do compressor, e expelindo em alta velocidade, gerando o empuxo para locomover a aeronave.

09. Esse processo acontece em altíssima velocidade e constantemente. Claro, a velocidade de rotação dos componentes do motor varia conforme a aceleração determinada do piloto.


Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: ventoinha, compressor, combustor e turbina;

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/aviao/33110-como-funciona-um-motor-com-turbina-a-gas-de-um-aviao-infografico-.htm#ixzz2D8v13JxP
Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: ventoinha, compressor, combustor e turbina;

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Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: ventoinha, compressor, combustor e turbina;


  • Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: ventoinha, compressor, combustor e turbina;
  • Uma enorme ventoinha, instalada na parte da parte da frente, gira em alta velocidade para coletar o ar;
  • Toda essa quantidade de ar sugada é direcionada para o compressor;
  • O compressor é composto por diversos rotores que giram em alta velocidade em torno dos estatores;
  • No processo de compressão, o volume do ar é diminuído até trinta vezes;
  • O ar comprimido é forçado a entrar no combustor;
  • Neste estágio, o ar é misturado com o combustível (que vem de um reservatório) e aquecido a 2.000 °C;
  • O gás altamente comprimido é direcionado para a turbina, onde ele será descomprimido, revertendo o trabalho do compressor, e expelido em alta velocidade, gerando o empuxo para locomover a aeronave;
  • Esse processo acontece em altíssima velocidade e constantemente. Claro, a velocidade de rotação dos componentes do motor varia conforme a aceleração determinada pelo piloto.


  • Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/aviao/33110-como-funciona-um-motor-com-turbina-a-gas-de-um-aviao-infografico-.htm#ixzz2D8unmlKx

  • Dentro do invólucro protetor, há quatro principais componentes: ventoinha, compressor, combustor e turbina;
  • Uma enorme ventoinha, instalada na parte da parte da frente, gira em alta velocidade para coletar o ar;
  • Toda essa quantidade de ar sugada é direcionada para o compressor;
  • O compressor é composto por diversos rotores que giram em alta velocidade em torno dos estatores;
  • No processo de compressão, o volume do ar é diminuído até trinta vezes;
  • O ar comprimido é forçado a entrar no combustor;
  • Neste estágio, o ar é misturado com o combustível (que vem de um reservatório) e aquecido a 2.000 °C;
  • O gás altamente comprimido é direcionado para a turbina, onde ele será descomprimido, revertendo o trabalho do compressor, e expelido em alta velocidade, gerando o empuxo para locomover a aeronave;
  • Esse processo acontece em altíssima velocidade e constantemente. Claro, a velocidade de rotação dos componentes do motor varia conforme a aceleração determinada pelo piloto.


  • Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/aviao/33110-como-funciona-um-motor-com-turbina-a-gas-de-um-aviao-infografico-.htm#ixzz2D8unmlKx
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